« voltar :: início

15th International Congress of Immunology em Milão na Italia

22 a 27 de Agosto de 2013.

Participamos do 15th International Congress of Immunology durante os dias 22 a 27 de Agosto em Milão na Itália. Tivemos a oportunidade de ouvir importantes pesquisadores de diversas áreas da Imunologia falando sobre o conjunto de resultados obtidos ao longo de vários anos de trabalho em seus laboratórios, sempre na fronteira do conhecimento. Entre eles ouvimos as fantásticas palestras dos doutores Stefan H.E. Kaufmann e Vincenzo Barnaba.

Além de toda a atividade cientifica pudemos desfrutar de um grande concerto no dia da Cerimônia de Abertura do congresso em Milão: uma Sonata de Domenico Cimarosa & Domenico Scarlatti interpretado pelo pianista Sandro De Palma, peças de Giacomo Puccini, Gioachino Rossini e Gaetano Donizetti interpretadas pelas sopranos Graciela Dorbessan e Maria Chiara Pavone e ainda um concerto de violino com peças de Niccolò Paganini. Esplendido!! Cimarosa and Scarlatti concerts are available on website: www.sandrodepalma.it/intranet (User-ID: 15ICI _ Password: muzio2013)

Nossos alunos Marcio, Lidiane e Evilin apresentaram partes significativas de seus trabalhos de doutorado para uma audiência de mais de 5300 participantes, onde puderam ver, ouvir e sobretudo interagir com os demais congressistas. A nossa ida e a participação contou com o apoio da FAPESP.

O Marcio apresentou dados de resposta imune inata que descrevem o envolvimento das fosfatases da família serino/treonino e das quinases PI3K na função antagonista das Natterinas na inflamação ("Type-1 serine/threonine phosphatases and PI3K signaling contribute for the TLR antagonist effect of Natterins". M. Ferreira, C. Lima, M. Lopes-Ferreira. P2. 12. 04).

A Lidiane apresentou dados de resposta de memória que comprovam in vitro que células B de memória seguem um processo hierárquico na qual se diferenciam dependente do veneno de Thalassophryne nattereri e da citocina IL-17A em células produtoras de IgG1-especifica de longa vida ("The hierarchical process of differentiation of long-lived antibody-secreting cells is dependent on integrated signals derived from antigen and IL-17A". L. Z. Grund, M. Lopes-Ferreira, C. Lima. P3.07.12)

Já a Evilin, na área de imunofarmacologia mostrou que o peptídeo patenteado Tnp derivado do veneno de Thalassophryne nattereri, com propriedades antiinflamatórias apresenta um elevado potencial terapêutico por ser capaz de prevenir e recuperar os sinais clínicos da EAE, modelo murino de esclerose múltipla ("The efficient use of the anti-inflammatory cyclic peptide Tnp in the treatment of experimental autoimmune encephalomyelitis". E. N. Komegae, M. Lopes-Ferreira, C. Lima. P6.15.25).

E a chuva chegou...

LETA - Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada
Grupo de Pesquisa em Imunorregulação, Instituto Butantan
monica.lopesferreira@butantan.gov.br (11) 3726-1024